Capacidade de liderança tem componente genético

Aqueles que se interessam pelo estudo da liderança têm discutido exaustivamente em que medida essa característica é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprendida e até que ponto ela é apenas um fator genético.

Notícia publicada no portal G1 de O Globo, no dia de ontem, divulga que cientistas da University College em Londres, descobriram um gene relacionado com a capacidade de liderança dos seres humanos e que, segundo esses estudos, que envolveram cerca de 4.000 pessoas, de cada quatro casos de traço de liderança, um é ligado a genes. A pesquisa foi publicada na revista “Leadership Quarterly”.

Vejam mais informações a respeito em: Cientistas descobrem gene ligado à capacidade de liderança

Tenho ministrado treinamentos denominados Oficina de Desenvolvimento Gerencial em que, entre outros temas, essa discussão é estimulada e promovida entre os participantes e, em grupo, são analizadas as características desejadas do Líder do Século XXI.

Uma dica de leitura que considero interessante é o livro de Tom Rath e Barry Conchie “Strenghts Based Leadership” publicada pela Gallup Press. Vejam em: About Strengths Based Leadership

Segundo pesquisas realizadas pelo Gallup, três características emergiram desses estudos: 1. Os líderes efetivos estão sempre investindo em seus próprios pontos fortes; 2. Esses líderes procuram se cercar das pessoas certas e, então, procuram maximizar o desempenho de sua equipe; e 3. Os líderes entendem as necessidades de seus seguidores.

Eduardo Leal
Ilustração de autor desconhecido

Liderança

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s